segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Teo...o quê?

Dia desses resolvi escrever alguma coisa relacionada à dificuldade que temos de compreensão de diversas palavras, às vezes, até mesmo pela semelhança entre elas. Algumas são proferidas por certos “pregadores e ensinadores” mais bem instruídos do que nós e a maioria dos membros das igrejas - que ficam, coitados, sem entender o significado de vocábulos tão complexos – e que por falta de vontade, ou por simplicidade, não buscam saber o que quer dizer as tais. Então, procurei nas minhas anotações da faculdade, fiz uma busca na minha memória, vasculhei os dicionários e resolvi detalhar, com uma pitada de bom humor, as principais pérolas, todas iniciadas com a letra “t”.
Teologia: tratado de Deus, doutrina que trata das coisas divinas, doutrina da religião cristã, ciência que tem por objeto o dogma e a moral. Provém do latim theo+logia. Palavra muito em voga hoje em dia, é atribuída aos entendidos teólogos, que usam dos conhecimentos da teologia para difundir seus ensinamentos e pensamentos doutrinários acerca de Deus. Hoje é muito fácil aprender a matéria e se tornar um ‘teólogo’. Quem se habilita?
Teopsia: é a suposta aparição súbita de uma divindade. Do grego theos+opsis. Não é o mesmo que a Teofania! Veja, suposta aparição...suposição denota uma hipótese, alegação, dá margem para dúvidas.
Teomancia: suposta adivinhação por inspiração divina. Do grego theomanteia. De novo, a suposição. Tá cheio de gente que abusa dessa prática, confundindo profecia com adivinhação. Olhos abertos. Cuidado!
Teomania: loucura ou mania em que o paciente se julga Deus ou inspirado por Deus. Do grego theomania. Você conhece alguém que tem essa mania? Diferente da megalomania, que é a mania de grandeza, o teomaníaco pensa que é Deus. E olha que tem surgido uns que acham que é Deus. Vê se pode! Eu, hein...
Teodicéia: parte da filosofia, que trata de Deus, de sua existência e de seus atributos. Provém do grego theos+dike. Muitas pessoas pensam que a filosofia descarta a existência de Deus. Na verdade, estuda e busca - não as aparências, mas o sentido, a essência, o princípio das coisas, mergulha fundo no ser humano e na razão de ser das coisas. A filosofia tem vários campos de estudo: a lógica, a ética, a estética, a política e a metafísica (mas isso tudo é assunto pra uma outra oportunidade)! Derivada do grego e latim philosophia, significa ‘amor, amizade, apego à sabedoria; amigo do saber, do conhecimento’ – philo (amizade, amor, apego) + Sophia (sabedoria, conhecimento). Portanto, um filósofo é um amigo de Sofia, amigo da sabedoria! O rei Salomão era amante da sabedoria, um filósofo de mão cheia. Para ele, Deus é a própria sabedoria e quem a encontra descobre o verdadeiro sentido da vida. O livro de Provérbios, de sua autoria, é cheio de filosofia e um verdadeiro chamado ao saber e atribui ao conhecimento valores inestimáveis. Se você se chama Sofia faça jus ao nome!
Teocracia: governo em que o poder é exercido pela classe sacerdotal. Do grego theokratiu. Era assim com o império romano, que conquistou e oprimiu quase todo o mundo na época dos Césares, tudo em nome de Deus. Com a igreja romana os governos eram constituídos sob a égide e controle dos Papas. Uma espécie de teocracia atual é o governo do Irã, formado por religiosos extremistas - os Aiatolás, que apóiam os homens-bomba em nome de Alá.
Teogonia: conjunto de divindades cujo culto constitui o sistema religioso de um povo politeísta; genealogia dos deuses. Do grego theogonia. Dois exemplos de paises politeístas, que cultuam milhares de deuses: Japão e Índia. Na Índia, até rato é adorado como se fora um deus. E olha que dizem que a população mundial de ratos é maior que a humana. Já pensou se essa ratazanada fosse adorada indiscriminadamente? Sobrariam deuses e faltariam adoradores.
Teosofia: doutrina de várias seitas que pretendem achar-se iluminadas pela divindade e intimamente ligadas com ela. Ciência de Deus, iluminismo. Do grego theo+sofia. É o caso de seitas orientais - aquelas denominadas ‘zen’, e do ecumenismo moderno.
Teofania: aparição ou revelação da divindade. Palavra de origem grega: theophania. Antigamente, os judeus criam na teofania, na aparição eventual de Deus. Essa aparição ocorreu no mar da Galiléia, quando Cristo apareceu aos discípulos caminhando por sobre as águas. Foi um espanto, Deus estava passando por eles!Também aconteceu no monte Horebe, quando Moisés viu o fogo ardente que não consumia a sarça. E ainda, com Elias, que sentiu a aparição de Deus na brisa suave. Ou com Saulo de Tarso, a caminho de Damasco, quando Deus lhe apareceu por meio de uma luz muito forte que o deixou cego. Atualmente, até onde eu saiba, a teofania não acontece mais como antigamente. Porque será, já que a Bíblia fala que Deus é o mesmo ontem e hoje e ele não muda? Resposta óbvia: nós é que deixamos de acreditar que Ele quer passar por nós.
Espero que você tenha gostado. Grande abraço!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Sou um sujeito simples, nada excepcional - igual a você, ser humano, pensante. Gosto de viver a vida da melhor maneira possível e sem olhar para trás. Obrigado por visitar meu blog. Opine. Comente. Faça críticas. Exponha suas ideias.