segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A soberania de Deus: eleição de Jacó e a rejeição de Esaú

Quando o apóstolo Paulo cita a eleição de Jacó, em Romanos 9.11-16, em conformidade com Gênesis 25.23 e Malaquias 3.1-4, tal eleição (ou escolha, como queiram) da parte de Deus para com Jacó tem a ver com bênçãos para a sua vida, não só terrena (materiais), mas bênçãos espirituais: salvação eterna, o Espírito Santo, a promessa de Cristo e o Reino Eterno. Jacó fez parte do povo de Deus, dando seqüência ao plano divino de fazer crescer a nação de Israel (cf. Gn 27.27-29). Tal eleição de Jacó refletiu-se no advento do Messias, pois Cristo veio da linhagem de Jacó - da tribo de Judá, filho de Jacó (cf. Gn 49.8-12).
Há, porém, um fato inusitado: Esaú também quis ser abençoado por seu pai, Isaque, que negou-lhe qualquer mérito ou direito a bênção da primogenitura que fora destinada ao seu irmão (cf. Gn 27.36-41). Por ser rejeitado, Esaú viveria uma vida de lutas e dificuldades, vivendo em lugares inférteis (Gn 27.39).
A eleição de Jacó e a rejeição de Esaú criaram problemas de empatia entre as duas nações co-irmãs por gerações. Os edomitas viviam em constante conflito com Israel, descendentes de Jacó. Rejeitaram o pedido de Moisés para que Israel passasse por sua terra (cf. Nm 20. 14-20), opuseram-se ao rei Saul (cf. I Sm 14. 47), combateram contra Davi (cf. I Rs 11.14-17), foram contra Salomão (cf. I Rs 11.14-25) e contra Josafá (cf. 2 Cr 20. 22), e também se rebelaram contra Jeorão (cf. 2 Cr 21.8).Mais tarde, Edom, a terra dos edomitas, os descendentes diretos de Esaú, foi invadida por Nabucodonosor em 586 a. C e depois pelos nebateus (cf. Jr 25.9, 21 e Ml 1.1-4).A linhagem de Esaú, dos edomitas e seus descendentes foi destruída completamente (cf. Ob 10-21).
Hoje, portanto, não resta um sobrevivente sequer dos outrora poderosos edomitas (cf. Is 34.5-17).Para confirmar o extermínio da linhagem de Esaú, basta ler Obadias 18: "A casa de Jacó será fogo, e a casa de José chama; a casa de Esaú palha, e aqueles se acenderão contra eles, e os consumirão. Não haverá sobreviventes da casa de Esaú. O Senhor o disse".

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Sou um sujeito simples, nada excepcional - igual a você, ser humano, pensante. Gosto de viver a vida da melhor maneira possível e sem olhar para trás. Obrigado por visitar meu blog. Opine. Comente. Faça críticas. Exponha suas ideias.