segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Pratique o que você prega

Vivemos atualmente uma crise de identidade. Crise que se espalhou pelos meandros do poder público e se instalou na sociedade. É a ausência de caráter e de bom testemunho que se nota em muitas pessoas, principalmente líderes políticos e até religiosos, conceituados, os quais já não estão imunes ao respingar de lama que é lançada quase que todos os dias, através de denúncias e mais denúncias. Diante de tanta deterioração moral, aumenta a nossa responsabilidade, como pessoas tementes a Deus, de ter uma conduta irrepreensível no trato das coisas comuns e espirituais. Muitos, infelizmente, pregam o que não vivem e não vivem o que pregam.Lembro-me de uma canção gravada por Barry White, intitulada “Practice what you preach”, que em português quer dizer “Pratique o que você prega”. Muito sugestiva a letra. Até parece que ele estava desabafando quando compôs essa música, ou quem sabe vivendo uma situação em que alguém se mostrava ser uma pessoa boazinha, mas na verdade era uma fingida, levando uma vida dúbia.E conosco, como tem sido a nossa conduta? Vivemos com duas facetas, uma boa e outra má, como se fôssemos o “Duas-caras”, o vilão mortal do Batman?
O apóstolo Paulo já convivia em sua época com pessoas que praticavam a dubiedade ou duplicidade de vida – gosto mais do termo “desvio de conduta ou caráter”. Pedro pregava a circuncisão e proibia os judeus que se convertiam de assentar e comer com os gentios, mas ele mesmo se reunia com eles e banqueteava, acompanhado de outros judeus dissimulados! (Gl 2.11-13). Tal fato, presenciado por Paulo, causou-lhe indignação, a ponto de repreendê-lo na frente de todos, dizendo: “Mas, quando vi que não andavam corretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro, na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?” (Gl 2.14). Pedro pregava uma coisa e praticava outra, dissimuladamente! Que péssimo exemplo, sendo ele um líder renomado da igreja local.

Mais adiante, na carta ao seu conservo Tito, Paulo admoesta os crentes de Creta que vivam uma vida exemplar, de testemunho pleno, pois ele ouvia falar que “...os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos” (Tt 1.12b) ao que Paulo afirma: “Este testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé” (Tt 1.13). Observaram a gravidade dos fatos? Os membros daquela igreja simplesmente não davam exemplo de vida cristã – só na congregação, pois fora dela eram de conduta repreensível.Importante nos é praticar o que pregamos (se é que pregamos o verdadeiro evangelho), e pregar aquilo que praticamos e vivemos (se realmente vivemos uma vida exemplar).Portanto, lembre-se: pratique o que você prega!Que o Senhor nos ajude a viver uma vida de santidade e comunhão com Ele, para que possamos ser o sal da Terra e luz que alumia na escuridão.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Sou um sujeito simples, nada excepcional - igual a você, ser humano, pensante. Gosto de viver a vida da melhor maneira possível e sem olhar para trás. Obrigado por visitar meu blog. Opine. Comente. Faça críticas. Exponha suas ideias.